2021-12-28

EMPREGABILIDADE E O DOMÍNIO DO INGLÊS

Por que saber falar inglês pode ser a chave para conseguir uma vaga no mercado de trabalho  ou um emprego melhor?

Para quem procura um emprego ou mesmo uma vaga de estágio, é comum encontrar pré-requisitos nas descrições de cargos que exigem conhecimento intermediário ou avançado de inglês. 

Em algumas pesquisas de empresas de recrutamento e seleção, o inglês foi o idioma mais solicitado na comunicação interna da empresa, respondendo por 91%, seguido do espanhol, que representou 42%. 

Uma pesquisa da Catho confirmou que um profissional brasileiro com fluência no idioma pode ter o salário até 61% maior do que alguém sem essa habilidade. Por exemplo, nos cargos de coordenação, por exemplo, uma pessoa que fala inglês pode ganhar até 61% a mais do que um trabalhador que tem apenas conhecimentos básicos no idioma.

Sabemos que o inglês é um idioma universal, porém, um levantamento da British Council mostrou que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês. O uso constante da língua e uma boa formação garantem a fluência e o conhecimento da língua.

Nos últimos 11 anos houve uma mudança drástica na exigência de inglês pelo mercado de trabalho e seu uso no cotidiano das empresas. A exigência de inglês não está mais concentrada em cargos administrativos em empresas multinacionais. Com o aumento do contato com o exterior, mesmo quem trabalha em pequenas e médias empresas nacionais precisa ser fluente na língua. 

Assim como o inglês está sendo mais requisitado nas empresas, as conexões entre os cargos também aumentaram. No passado, quando as conversas eram conduzidas 100% inglês, os funcionários eram gerentes seniores ou especialistas técnicos. Hoje, o inglês permeia as atividades diárias. Não só CEOs, diretores ou presidentes, mas também analistas e estagiários devem ter a capacidade de se comunicar em inglês.

Neste momento e diante desse ambiente de mercado, a melhor opção para tornar seu currículo mais competitivo é investir na melhoria do seu inglês.  Procure algo que seja flexível e que você possa estudar quando e onde quiser, além de oferecer um currículo personalizado para você estudar apenas o que realmente precisa.  Mas não esqueça: a eficácia só será comprovada se você criar uma rotina diária de estudo, para que se torne um hábito no seu dia a dia.

Aproveite a parceria da Unyleya e da Carnegie e não perca tempo!